Um livro de capa preta que até poderia assustar, mas não quando é explorado por miúdos corajosos que não têm medo de se lançar nesta aventura. ILUMINA é um verbo que incentiva à ação. Mas como? Lanternas sem pilhas, telemóveis descarregados, velas sem fósforos... A resposta é mais simples do que se imagina! Porque a magia dos livros torna-se possível sempre que se junta com a magia de quem os lê. E agora?! Quem se atreve a entrar num livro tão escuro... e iluminá-lo?
 
 
 
 

Curiosidades extra deste Livro:

✨ A porta deve ser recortada para se abrir

✨ O livro de capa amarela surge 5 vezes dentro deste livro

✨ São 7 os meninos que entram no livro, e cada um representa uma cor e apela à representatividade

✨ O pop-up é uma ponte que se constrói usando o próprio muro

✨ A ponte é feita de pedras redondas desenhadas por crianças entre os 3 e os 12 anos. Todas receberam um Diploma de Participação no livro

✨ Todos os livros incluem uma folha amarelo tipo post-it

✨ Há um oitavo pensamento na primeira página escura... de quem será?

✨ Uma criança lê o próprio livro dentro do livro

✨ A árvore das ideias representa o nosso Planeta, e as folhas a Humanidade

✨ Há 8 velas de aniversário espalhadas pelas páginas, assim como 4 ursos polares, e 7 primas de Newton

 
 

Entrar em contacto para Sessões de leitura, oficinas ou Ateliers com este livro
 
  • A.
    Este é um livro daqueles que aquecem a alma! Saboreamos-lhe a delicadeza das palavras e as ilustrações que lhe vão iluminando as páginas. E, como tudo o que parece sair do coração, chega-nos com a magia das "boas ideias" e com desejos cheios de luz que, acredito, constroem pessoas melhores!
    A.
  • Nádia Pereira
    Lindo e a mensagem é maravilhosa
    Nádia Pereira
  • Teresa Antunes Faria
    RECOMENDO - Livro muito lindo, ilustrações e mensagem!!! Já o tenho. Já construí a minha ponte no livro, e entre outras pessoas.
    Teresa Antunes Faria
  • Sandra Serôdio
    Hoje a Biblioteca cá de casa recebeu o magnífico "ILUMINA". Um livro com uma magia peculiar. Um pormenor em cada detalhe. Páginas que permitem a descoberta do pensamento enquanto contrutor de soluções e de pontes com os outros. E podemos folhear uma e outra e outra vez que a magia permanece lá. Amei cada detalhe.
    Sandra Serôdio
  • Luísa RedTree
    Um livro é muito mais do que um livro. É a pessoa(s) que o pensa, que o cria, que o enamorae que lhe dedica tempo. Este livro chegou-me cheio de amor, num embrulho ecológico e simbólico, com uma mensagem iluminada. Emocionei-me. Nesta edição de autor, a Rita ilustra a importância da gratidão, da partilha, da interajuda, da paz e do amor entre oito amigos. Juntos vamos sempre mais longe.
    Luísa RedTree
  • Grandes histórias Mãos pequenas
    Parece um livro, mas é mais do que isso. É por isso que, no preciso momento em que o abrires, entras lá dentro. Mas não te preocupes, não é uma aventura solitária. Levas sete amigos contigo. Aviso já que está escuro. E agora? Toca a pensar: vão precisar de ideias. Procurar o interruptor para acender a luz é uma ótima ideia. Só que ninguém o vai encontrar. Claro, usar uma lanterna seria a solução - se tivesse pilhas... Pode ser que alguém tenha uma ideia melhor. O que é certo é que , "com tantas boas ideias, o livro está cada vez mais colorido", E, mesmo que encontrem um muro, em conjunto terão a melhor ideia de sempre. E depois? Bom, depois é só pôr mãos à obra. Eu avisei que este livro era especial. Afinal é uma história de ideias luminosas e, no fim, podes levar o que mais precisas.
    Grandes histórias Mãos pequenas
  • Susana Rios
    Durante as férias o G. tem de ler todos os dias. Hoje antes de ir para os avós, foi escolher o livro para ler... Veio com este e disse "quem me dera que a Rita fizesse mais livros, são tão fixes!"
    Susana Rios
  • A.
    (...)Mas Rita é mesmo para recortar? Eu não sei se consigo! O D. (8 anos) quer, e diz que só assim se consegue fazer a ponte. Também descobriu um gato nesta página!? Se ele não me dissesse nunca o iria ver. (...) os seus livros pedem coisas muito difíceis, mas percebi tudo.
    A.
  • Prof. Teresa Sebastião (Bibliotecas do Agrupamento Ruy Belo)
    Todo o livro é uma marcha de incitamento à descoberta daquilo que nos faz feliz e do saber-cuidar, seja da mãe-natureza, seja de nós próprios, seja dos outros. Esta solidariedade e atenção à realidade e ao outro torna o leitor um cidadão mais capaz de descodificar os sinais do tempo em que vivemos, em particular em temas como a amizade, a emigração ilegal, a inclusão, as espécies em vias de extinção, o vegetarianismo ou o bem-estar. Ilumina é muito mais do que um livro ou um projeto de leitura… é uma forma de sentir que transforma o mundo num sítio melhor. Ainda bem que houve alguém que teve uma ideia melhor. As sete personagens tiveram coragem de abrir o livro. E agora tu, se quiseres saber mais sobre esta história ou mesmo sobre a escritora? Espreita o blogue das bibliotecas."
    Prof. Teresa Sebastião (Bibliotecas do Agrupamento Ruy Belo)
  • Prof. Teresa Sebastião (Bibliotecas do Agrupamento Ruy Belo)
    Pode um projeto de leitura iluminar? Um livro é sempre mais do que um título, um autor, uma ilustração ou uma história. Acreditamos que todos estas características ajudam a compor o livro físico, mas são apenas um intermediário para um outro nível da imaginação e de desenvolvimento da compreensão leitora. Este ano escolhemos o livro Ilumina da ilustradora Rita Correia como ponto de partida para conversar sobre várias temáticas atuais e aprender a usar algumas técnicas de pop up. A obra foi explorada nas turmas de 3º e 5ºano. Em algumas foi possível utilizar o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar para potenciar aprendizagens transversais. Graças à criatividade da autora, a leitura não fica connosco. Podemos partilhar e iluminar o dia de alguém muito especial para nós a partir de um post-it guardado no livro ou podemos ter uma ideia melhor. Os alunos do 5ºano foram desafiados a escrever uma mensagem positiva, luminosa para oferecerem. Na segunda sessão produziram uma história orientados por palavras sugeridas na leitura e na caixa dos “Cartões das Histórias”.
    Prof. Teresa Sebastião (Bibliotecas do Agrupamento Ruy Belo)
  • Joana Espiñal
    Comprei o teu livro numa loja de segunda mão, achei que precisava de uma casa onde fosse estimado, e vinha com tudo para fazer. Confesso que também ainda não fiz nada. 🙂 Espero que o meu bebé tenha idade para fazermos juntos.
    Joana Espiñal
  • Teresa Branco
    Os "Sois" continuam a aparecer pendurados na porta da biblioteca... e os raios lá vão iluminando alguém
    Teresa Branco
  • Guida Martins
    Com a leitura do livro, foi uma extraordinária ponte com a Sala José Saramago no 2* Jardim-Escola João de Deus de Coimbra.
    Guida Martins