A história da busca por um presente especial que tem como guia uma longa fita amarela.

Que presente será este? Que cores terá o seu embrulho? Será grande, pequeno? 
Quem o encontrará?
São estas algumas das questões colocadas onde as respostas só poderão ser descobertas por quem se atrever a tentar respondê-las... com mais perguntas.
Dentro deste livro há jogos e enigmas para descobrir e construir, levando o leitor a ser mais que um simples leitor, 
e tornar-se num aventureiro e construtor da sua história, e quem sabe, do seu próprio presente. Um mundo inteiro dentro deste livro, onde até uma borboleta faz o seu efeito. Encontra-a também. 
 
 
 
 

 

Curiosidades extra deste Livro:

 ✨ As guardas deste livro escondem uma mensagem secreta que pode ser encontrada rodeando todas as estrelas amarelas das guardas finais com um papel vegetal e colocando posteriormente a matriz nas guardas iniciais. 

Em todas as páginas está uma pequena borboleta que simboliza a metáfora pensada pela primeira vez pelo metereologista Edward Lorenz - Efeito Borboleta. Segundo a metáfora, o bater de asas de uma simples borboleta num determinado local, poderia, talvez provocar um furacão do outro lado do mundo. 

A fita amarela é como uma fita guia, como um caminho. Neste caso, e sendo a cor amarela, tem como referência o caminho de tijolos amarelos do conto de L. Frank Baum, O Feiticeiro de Oz, simbolizando a busca de algo bom no final do caminho. 

Numa das páginas é possível construir (à semelhança de títulos anteriores) um pop-up. Neste caso, será o pop-up espiral, que ao ser construído, representa a continuação da fita amarela sem se quebrar com a ajuda do próprio leitor. 

As cores mais bonitas do Mundo, são representadas pelos tons de pele. Cores com que as crianças pintam e fazem os desenhos no chão, e onde aparecem também no arco-íris final. 

Os recortes da partitura de música, foi toda feita através da partitura da música “IMAGINE” de John Lennon. 

Se no final, se juntarem as 15 páginas duplas deste livro, incluindo a capa, podemos formar um puzzle e encontrar o verdadeiro presente que se busca através da fita amarela – Descobrimos um MUNDO INTEIRO.

Na página com todos os animais, a mulher representada é Jane Goodall. Primatologista, etóloga e antropóloga britânica, é uma mulher inspiradora, fundadora do Instituto Jane Goodall e do programa Roots & Shoots, que tem trabalhado exaustivamente na conservação e bem-estar dos animais. Goodall tem servido também no comitê do Projeto de Direitos dos não Humanos desde sua fundação em 1996.

 
 

Entrar em contacto para Sessões de leitura, oficinas ou Ateliers com este livro
 
  • A.
    Este é um livro daqueles que aquecem a alma! Saboreamos-lhe a delicadeza das palavras e as ilustrações que lhe vão iluminando as páginas. E, como tudo o que parece sair do coração, chega-nos com a magia das "boas ideias" e com desejos cheios de luz que, acredito, constroem pessoas melhores!
    A.
  • Nádia Pereira
    Lindo e a mensagem é maravilhosa
    Nádia Pereira
  • Teresa Antunes Faria
    RECOMENDO - Livro muito lindo, ilustrações e mensagem!!! Já o tenho. Já construí a minha ponte no livro, e entre outras pessoas.
    Teresa Antunes Faria
  • Sandra Serôdio
    Hoje a Biblioteca cá de casa recebeu o magnífico "ILUMINA". Um livro com uma magia peculiar. Um pormenor em cada detalhe. Páginas que permitem a descoberta do pensamento enquanto contrutor de soluções e de pontes com os outros. E podemos folhear uma e outra e outra vez que a magia permanece lá. Amei cada detalhe.
    Sandra Serôdio
  • Luísa RedTree
    Um livro é muito mais do que um livro. É a pessoa(s) que o pensa, que o cria, que o enamorae que lhe dedica tempo. Este livro chegou-me cheio de amor, num embrulho ecológico e simbólico, com uma mensagem iluminada. Emocionei-me. Nesta edição de autor, a Rita ilustra a importância da gratidão, da partilha, da interajuda, da paz e do amor entre oito amigos. Juntos vamos sempre mais longe.
    Luísa RedTree
  • Grandes histórias Mãos pequenas
    Parece um livro, mas é mais do que isso. É por isso que, no preciso momento em que o abrires, entras lá dentro. Mas não te preocupes, não é uma aventura solitária. Levas sete amigos contigo. Aviso já que está escuro. E agora? Toca a pensar: vão precisar de ideias. Procurar o interruptor para acender a luz é uma ótima ideia. Só que ninguém o vai encontrar. Claro, usar uma lanterna seria a solução - se tivesse pilhas... Pode ser que alguém tenha uma ideia melhor. O que é certo é que , "com tantas boas ideias, o livro está cada vez mais colorido", E, mesmo que encontrem um muro, em conjunto terão a melhor ideia de sempre. E depois? Bom, depois é só pôr mãos à obra. Eu avisei que este livro era especial. Afinal é uma história de ideias luminosas e, no fim, podes levar o que mais precisas.
    Grandes histórias Mãos pequenas
  • Susana Rios
    Durante as férias o G. tem de ler todos os dias. Hoje antes de ir para os avós, foi escolher o livro para ler... Veio com este e disse "quem me dera que a Rita fizesse mais livros, são tão fixes!"
    Susana Rios
  • A.
    (...)Mas Rita é mesmo para recortar? Eu não sei se consigo! O D. (8 anos) quer, e diz que só assim se consegue fazer a ponte. Também descobriu um gato nesta página!? Se ele não me dissesse nunca o iria ver. (...) os seus livros pedem coisas muito difíceis, mas percebi tudo.
    A.
  • Prof. Teresa Sebastião (Bibliotecas do Agrupamento Ruy Belo)
    Todo o livro é uma marcha de incitamento à descoberta daquilo que nos faz feliz e do saber-cuidar, seja da mãe-natureza, seja de nós próprios, seja dos outros. Esta solidariedade e atenção à realidade e ao outro torna o leitor um cidadão mais capaz de descodificar os sinais do tempo em que vivemos, em particular em temas como a amizade, a emigração ilegal, a inclusão, as espécies em vias de extinção, o vegetarianismo ou o bem-estar. Ilumina é muito mais do que um livro ou um projeto de leitura… é uma forma de sentir que transforma o mundo num sítio melhor. Ainda bem que houve alguém que teve uma ideia melhor. As sete personagens tiveram coragem de abrir o livro. E agora tu, se quiseres saber mais sobre esta história ou mesmo sobre a escritora? Espreita o blogue das bibliotecas."
    Prof. Teresa Sebastião (Bibliotecas do Agrupamento Ruy Belo)
  • Prof. Teresa Sebastião (Bibliotecas do Agrupamento Ruy Belo)
    Pode um projeto de leitura iluminar? Um livro é sempre mais do que um título, um autor, uma ilustração ou uma história. Acreditamos que todos estas características ajudam a compor o livro físico, mas são apenas um intermediário para um outro nível da imaginação e de desenvolvimento da compreensão leitora. Este ano escolhemos o livro Ilumina da ilustradora Rita Correia como ponto de partida para conversar sobre várias temáticas atuais e aprender a usar algumas técnicas de pop up. A obra foi explorada nas turmas de 3º e 5ºano. Em algumas foi possível utilizar o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar para potenciar aprendizagens transversais. Graças à criatividade da autora, a leitura não fica connosco. Podemos partilhar e iluminar o dia de alguém muito especial para nós a partir de um post-it guardado no livro ou podemos ter uma ideia melhor. Os alunos do 5ºano foram desafiados a escrever uma mensagem positiva, luminosa para oferecerem. Na segunda sessão produziram uma história orientados por palavras sugeridas na leitura e na caixa dos “Cartões das Histórias”.
    Prof. Teresa Sebastião (Bibliotecas do Agrupamento Ruy Belo)
  • Joana Espiñal
    Comprei o teu livro numa loja de segunda mão, achei que precisava de uma casa onde fosse estimado, e vinha com tudo para fazer. Confesso que também ainda não fiz nada. 🙂 Espero que o meu bebé tenha idade para fazermos juntos.
    Joana Espiñal
  • Teresa Branco
    Os "Sois" continuam a aparecer pendurados na porta da biblioteca... e os raios lá vão iluminando alguém
    Teresa Branco
  • Guida Martins
    Com a leitura do livro, foi uma extraordinária ponte com a Sala José Saramago no 2* Jardim-Escola João de Deus de Coimbra.
    Guida Martins